Na manhã dessa sexta-feira, 26, a diretoria executiva do SINPROFE se reuniu com o prefeito Zito Barbosa, com pauta de apresentação da nova gestão. Dentre a pauta apresentada, foi possível elevar as discussões para outras demandas.
Em sua fala inicial, Maria Rodrigues (presidente do SINPROFE) externou os anseios da categoria, enfatizou a importância das lutas sindicais, deixando claro que as mesmas não são de caráter pessoal, mas política, no sentido literal da palavra. Ainda no auge de sua explanação falou sobre a importância do reconhecimento e valorização dos profissionais em educação para a qualidade do ensino. Para isso, pediu ao governo mais diálogo, mais empatia e parceria com os sindicatos.
No ensejo da conversa, expôs as situações do cotidiano do professor (violência sofrida, ameaças, condições de trabalho por vezes precárias , dentre outros), também falou da necessidade de se priorizar a educação. Protocolou um oficio solicitando o repasse integral anual do FUNDEB de 6,81% e a formação de uma comissão para iniciar as negociações no que diz respeito aos precatórios referentes ao FUNDEF/FUNDEB.
Foi uma conversa proveitosa, no qual o prefeito se comprometeu a montar uma comissão para discutir o repasse dos precatórios e se comprometeu a dar uma resposta até o dia 21 do próximo mês com relação ao reajuste anual . "Estarei sempre pronto para receber o sindicato para negociações, enquanto for de caráter administrativo e com todo o respeito" afirmou o prefeito. Ainda segundo ele, pretende tornar a educação municipal tão atraente quanto o ensino privado. Por isso está se empenhando para.entregar uma estrutura física de qualidade, já que a mesma estava precária.
Na oportunidade, se fizeram presentes o prefeito Zito Barbosa, sua vice Karlúcia Macedo, a secretária de educação Cátia Alencar, a secretária de administração Versiany de Paula e o secretário de finanças Arnon Pereira Lessa. A vice prefeita desejou as boas vindas e que assim como o sindicato, também deseja melhorias para a educação municipal.